Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 10 de maio de 2012 16h59


Dilmar Dal'Bosco pede melhorias na segurança pública em Sinop

RAPHAELLA PADILHA / ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO



 

Fablicio Rodrigues/ALMT
Deputado Dilmar Dal`Bosco-DEM
Temendo que a situação de fuga se repita na cadeia feminina de Sinop (500 km ao norte da capital), onde dezenas de reeducandas sofrem com a superlotação e com sérios problemas na infraestrutura, a população local recorreu ao deputado Dilmar Dal’Bosco (DEM), por meio do vereador Fernando Assunção (PSDB), para cobrar do Poder Executivo reparos emergenciais na unidade.  

Segundo Dilmar, a cadeia pública feminina é o retrato do caos do sistema prisional mato-grossense, e coloca suas detentas em situação de insalubridade. Em indicação encaminhada ao governador Silval Barbosa (PMDB) com cópia ao secretário de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Lessa, o deputado apontou problemas na fossa séptica, “que nos períodos de chuva tem acúmulo de água, gerando mau cheiro e infestação de insetos”. Ele também cobrou reparos hidráulicos, elétricos e na cobertura da unidade prisional. 

“Essas mulheres estão pagando sua dívida com a sociedade, mais isso precisa ocorrer com o mínimo de dignidade. A situação dos presídios mato-grossenses é tão caótica, que facilita motins e fugas das penitenciárias, a exemplo do que ocorreu recentemente em Sinop. E quem paga o preço é a sociedade, que fica em refém do medo”, argumentou Dal’Bosco. 

A preocupação com a ‘insegurança’ vivida pelos moradores de Sinop levou o deputado Dilmar a recorrer novamente ao governador Silval Barbosa. Em outra indicação, o deputado cobrou do Executivo aumento do efetivo policial civil e militar da cidade. Ele argumentou que o quadro de oficiais destinado ao município não acompanhou o boom populacional da última década, e que a cidade sofre com ondas de assaltos, violência e de crimes não solucionados. 

Em sua argumentação, o parlamentar cobrou a efetivação do Fundo de Segurança Pública (lei complementar 456/11) aprovada em dezembro do ano passado e que prevê, entre outras coisas, o aumento de 11,4 mil para 14,6 mil homens da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, dividido em carreiras de nível superior e nível médio, distribuídas por quadros, postos e graduações, de forma proporcional e progressiva. 

“A Constituição Federal determina que a segurança é direito fundamental do cidadão e dever do Estado, portanto o poder público deve cumprir com suas obrigações, ainda mais tendo mecanismos legais para isso”, ressaltou Dilmar Dal’Bosco.


Mais informações:

Assessoria de Gabinete do deputado Dilmar Dal'Bosco

(65) 3313-6838 / 9951-7421

 



Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com