Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 22 de março de 2012 17h31


Dilmar defende a independência do Campi da Unemat em Sinop

RAPHAELLA PADILHA / ASSESSORIA DE IMPRENSA



Ronaldo Mazza-ALMT
Audiência pública para discutir a implantação do campus da UNEMAT em Cuiabá

O protesto dos estudantes sinopenses por melhorias na estrutura física e humana no campi da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) local, ganhou apoio da Assembleia Legislativa. Na sessão matutina de hoje (22), o deputado Dilmar Dal’Bosco (DEM) cobrou, da tribuna da casa, a independência daquele pólo e a criação da Universidade Estadual do Norte de Mato Grosso.

Na presença de alunos da Unemat de Sinop, que da galeria da Assembleia acompanharam a sessão legislativa, o deputado democrata relatou as dificuldades enfrentadas pelos pólos regionais e afirmou que a única forma de resolver esses problemas seria a criação de unidades autônomas com reitoria e corpo administrativo independentes, proporcionando desenvolvimento sustentável dos municípios do entorno com base em suas vocações regionais.

“A captação e administração dos recursos públicos estaduais seriam facilitadas com o desmembramentos do campi”, argumentou. A centralização da gestão da Unemat na reitoria de Cáceres (distante 215 km a oeste da capital), segundo Dilmar, dificulta as ações nos demais pólos educacionais.

“As distâncias inviabilizam projetos de pequeno porte, desestimulando as mentes fogosas de professores e jovens alunos, ávidos de mostrar serviço e promover o desenvolvimento tecnológico em relação ao seu pedaço de chão”, pontuou.

Dal’Bosco defendeu ainda, que o desmembramento é possível graças à excelência da Universidade Estadual, encarada por ele, como a mais importante providência do Estado de Mato Grosso nas últimas décadas. “A expansão da Unemat nas mais distantes cidades proporcionou o fortalecimento do ensino superior, levando qualificação universitária para mato-grossenses que não teriam condições de deslocamento para os grandes centros. É chegada a hora de dar um passo maior, rumo à independência dos grandes pólos”.

Durante a sessão plenária, Dilmar informou que em maio a Assembleia Legislativa realizará uma audiência pública em Sinop para tratar da Unemat. O requerimento para provocar a discussão da Universidade local foi apresentado ainda em 2011, mas devido a conflito de agendas a reunião não pode ser realizada naquele ano.

DEBATE - As discussões em torno da reestruturação do campi da Unemat se estenderam por todo o dia de hoje. No período vespertino, os alunos voltaram a se reunir com os deputados de Sinop Dilmar Dal’ Bosco e Baiano Filho, desta vez na presença do reitor da Instituição, Adriano Silva, do secretário de Estado de Ciências e tecnologia, Adriano Breunig, e vereadores municipais.

 

Mais informações:

Assessoria de Gabinete

(65) 3313-6838 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com