Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 30 de maio de 2012 18h40


Dilmar defende projetos voltados ao reaproveitamento de pastagens e reflorestamento

RAPHAELLA PADILHA / ASSESSORIA DE GABINETE



Jupirany Devillart/AL
Comissão de Meio Ambiente, Rec. Hi­d. e Rec. Minerais
Com discurso voltado à sustentabilidade, o deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (DEM) assumiu hoje (30) a presidência da Comissão Permanente de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Minerais da Assembleia Legislativa no lugar do ex-deputado Sérgio Ricardo, que agora é Conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso. 

Na reunião de instalação, Dilmar ressaltou que Mato Grosso consolidou-se como primeiro Estado em produção agrícola do país, mas que isso não significa gerar mais prejuízos ambientais. Segundo ele, o principal desafio do Parlamento Estadual será desenvolver projetos voltados ao reaproveitamento de pastagens e ao reflorestamento.

“É possível avançar sem degradar. Não existe culpados pelo desmatamento, o cenário de Mato Grosso era outro, o governo incentivava a ocupação desordenada, sem políticas públicas para prevenção”, ressaltou Dilmar. 

Na avaliação do primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Savi (PR), que assumiu hoje como membro titular, cabe a Comissão de Meio Ambiente analisar as propostas que decidirão o futuro de Mato Grosso, buscando tecnologia de ponta para o desenvolvimento de lavouras sem afetar os recursos naturais. Ele lembrou que o novo Código Florestal Brasileiro trará mudanças impactantes a nossa economia, e que estas que serão amplamente debatidas pela Comissão Estadual. 

Mauro referendou a atuação do deputado Dilmar Dal’Bosco à frente da Comissão de Meio Ambiente. “É uma alegria participar dessa primeira reunião com um novo presidente. O deputado Dilmar Dal´Bosco em trabalho prestado nesse sentido, já participou da CPI das Hidrelétricas, é um parlamentar que vai a campo”, afirmou.

Na primeira sessão da Comissão de Meio Ambiente foram analisados 10 projetos de lei, sendo que oito destes receberam parecer positivo e serão encaminhados para apreciação em plenário. Duas propostas receberam pedido de vistas. A primeira delas, uma matéria de autoria do deputado Baiano Filho, autoriza a instalação de campanha permanente de conscientização de reciclagem do óleo vegetal comestível. Outra matéria retirada para apreciação, trata sobre emissões de gás metano pela pecuária, e é de autoria de Lideranças Partidárias. 

Os deputados Zeca Viana e Baiano Filho também estiveram presentes a reunião. A Comissão Permanente de Meio Ambiente voltará a se reunir no dia 27 de junho na Sala das Comissões Luiz Flávio Campos, localizada no segundo andar da Assembleia Legislativa.

 

Mais informações:

Assessoria de Gabinete

(65) 3313-6838 / 9951-7421


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com