Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 14 de dezembro de 2012 16h59


Dilmar denuncia insegurança com fechamento da JBS e se compromete a levantar situação fiscal

RAPHAELLA PADILHA / ASSESSORIA DE GABINETE



Mario Friedlander / ALMT
Dep. Dilmar Dal Bosco -DEM

No decorrer da semana, o deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (DEM) trouxe à tona a situação de angústia pela qual passa população de Juruena ( distante 830 km da capital) que vive a expectativa do fechamento da unidade do frigorífico JBS, que, ao lado do extrativismo vegetal, é o principal responsável pela economia do município.

A denúncia partiu do vereador Marcos Palácio (DEM), que procurou Dilmar em busca de respostas para o fechamento da unidade, que segundo ele, já emitiu aviso prévio aos seus 316 funcionários, dando a eles também a opção de deixar Juruena e atuar nas unidades existentes em outros municípios.

“Eles estão dando aos funcionários a opção de atuar nos frigoríficos de Alta Floresta, Juína e Juara, com prazo estipulado de 10 dias para resposta. Caso não aceite, eles fazem acerto, sem levar em conta que essas pessoas têm residência fixa, família, e uma série de outras coisas que os prendem a Juruena”, lamentou o vereador.

O fechamento do frigorífico, segundo Dilmar, fragiliza a economia local. Lojistas, empresas de serviços e comerciantes da cidade já começam sentir o impacto, alem de preocupar todos os pecuaristas do município e da região.

Dal’Bosco deve apresentar, já na próxima semana, requerimento à Secretaria de Indústria Comércio e Mineração (Sicme) para verificar se a empresa recebeu qualquer tipo de incentivo fiscal que a obrigue a gerar emprego no Estado. Ele também comprometeu-se em levantar toda a situação econômica e fiscal do grupo.

OUTRO LADO

De acordo com informações da assessoria da empresa, a unidade fechou as portas por problemas logísticos, já que, com o início do período de chuvas as estradas de acesso ao Juruena tornam-se intransitáveis, inviabilizando o transporte de animais para o abate.

A unidade JBS em Juruena tem capacidade de abate de 500 cabeças ao dia, a previsão da retomada das atividades está prevista para o próximo ano, período de estiagem.

Mais informações:
Assessoria de Gabinete
(65) 9951-7421 / 3313-6838




Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com