Terça-feira, 24 de abril de 2012 08h07
Dilmar indica recuperação das rodovias no norte de MT e critica Septu
RAPHAELLA PADILHA / ASSESSORIA DE GABINETE
A péssima qualidade das rodovias que “cortam” Mato Grosso tem sido alvo de constantes críticas do Parlamento estadual. No decorrer da última semana, o deputado Dilmar Dal’Bosco (DEM) usou a tribuna em diversas ocasiões para reclamar das MT’s existentes no Nortão, cujos buracos têm resultado em acidentes e mortes. Para reforçar o protesto, ele também encaminhou diversas indicações ao secretário de Transporte e Pavimentação Urbana, Arnaldo Alves.
Nos documentos endereçados à Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação (Septu), Dilmar cobrou a urgente recuperação da MT- 422, no trecho compreendido entre as cidades Santa Carmem e Sinop. Ele lembra que a rodovia, com 23,5km de extensão, foi concluída em 2009, através do sistema de consórcios e seus investimentos foram de aproximadamente R$ 8 milhões.
“É uma rodovia nova, mas que não tem recebido a devida atenção do Estado. Um local onde transitam diariamente centenas de estudantes e trabalhadores, que moram em Santa Carmem, mas que mantém suas atividades em Sinop”, ressaltou Dilmar.
Jupirany Devillart/AL |
Dep. Dilmar Dal Bosco -DEM |
A recuperação da MT -208, entre Terra Nova do Norte e Nova Guarita, e da MT-320 que liga Nova Canaã do Norte a Nova Santa Helena, passando por cidades importantes do Nortão como Alta Floresta e Colíder foi apontada por Dilmar Dal’Bosco como uma medida de recuperação urgente por parte do Governo Estadual.
“Por estarmos em uma região de floresta, nosso período chuvoso é mais forte e prolongado gerando prejuízos incalculáveis a segurança das pessoas e ao transporte de produtos. Por ser uma região relativamente nova, o Nortão ainda possui muitos trechos sem pavimentação, totalmente desassistidos pelo Estado”, criticou.
CONSÓRCIOS - Insatisfeito com o tratamento oferecido pelo Executivo Estadual às rodovias mato-grossenses, Dilmar Dal’Bosco encaminhou um requerimento ao governador Silval Barbosa (PMDB), com cópia para o secretário Arnaldo Alves, onde pede a disponibilidade de todos os recursos repassados aos consórcios intermunicipais para realização de obras de pavimentação nos anos de 2010, 2011 e 2012.
Segundo Dilmar, o modelo instalado pelo ex-governador Blairo Maggi permitia a integração entre prefeituras e estado, sendo que os gestores municipais eram responsáveis pelo andamento e fiscalização das obras, que tinham prazo certo e custo moderado.
O deputado democrata acusa o governador Silval Barbosa de inviabilizar a pavimentação de rodovias ao concentrar as ações na Septu.
“ Antes, com as obras sob cuidado das prefeituras, eram utilizados até mesmo os maquinários dos municípios para ajudar no asfaltamento das rodovias e toda manutenção era feita pelos gestores. Hoje, o que vemos são tratores defasados, alguns em cima do toco, sem roda, sem motor, porque vão utilizando as peças das máquinas quebradas nos que estão menos pior. É um absurdo”, ponderou o deputado democrata.
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