Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 8 de novembro de 2011 16h55


VISANDO A COPA DE 2014, O DEPUTADO ESTADUAL DILMAR DAL’ BOSCO (DEM) PLEITEIA A RETOMADA DAS OBRAS DE REVITALIZAçãO DO PARQUE ESTADUAL DO PAIAGUáS, LOCALIZADO NO CENTRO POLíTICO ADMINISTRATIVO, EM CUIABá

Dilmar quer retomada das obras do Parque Estadual do Paiaguás

RAPHAELLA PADILHA / ASSESSORIA DE GABINETE



      

Fablicio Rodrigues/ALMT
Dep. Dilmar Dal Bosco -DEM
Visando a copa de 2014, o deputado estadual Dilmar Dal’ Bosco (DEM) pleiteia a retomada das obras de revitalização do Parque Estadual do Paiaguás, localizado no Centro Político Administrativo, em Cuiabá. Em indicação encaminhada ao governador Silval Barbosa (PMDB), o parlamentar solicitou a elaboração de um novo projeto de urbanização, transformando a lagoa em um ponto turístico da capital.

 

        A ideia, segundo Dilmar, é transformar os 33 hectares existentes, em uma área propícia a atividades físicas e diversão familiar, agregando ciclovia, pistas destinadas a Cooper, passeios e descanso, todas integradas à área cultural. 

         “Lembro-me que na mina adolescência o local era explorado comercialmente como parque de diversões e era atrativo das famílias cuiabanas. Com os anos, a lagoa foi abandonada, recebeu toneladas de lixo e esgoto, tornando-a inapropriada ao uso. Pretendemos que o nosso povo e os turistas vejam o espaço da lagoa como um ponto turístico de referência para capital”, justificou Dilmar.

         O parlamentar defende que os investimentos públicos destinados a execução do projeto dariam retorno em pouco tempo, pois a urbanização tornaria o entorno comercialmente viável, com a exploração de quiosques e lanchonetes, além da valorização do metro quadrado para construção de imóveis, a exemplo do que acontece nos parques urbanos como o Vaca Brava, na cidade de Goiânia, a Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte e o Ibirapuera, em São Paulo.

        “Mato Grosso prepara-se para um evento que pode nos dar visibilidade internacional. Temos que vencer um desafio inerente aos centros urbanos: preservar e recuperar a natureza nas cidades, como instrumento de cidadania e de qualidade de vida urbana”, argumentou o democrata.

         A proposta, segundo Dilmar, deverá dar novo impulso a revitalização da Parque Estadual Paiaguás, criado pelo projeto de lei n° 581/07, com a derrubada do veto pela Assembleia Legislativa em março de 2009. A proposta inicial era que o espaço fosse transformado em um centro de educação ambiental, através de uma parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Mais informações:

Assessoria de Gabinete

(65) 3313-6838


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com