Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 24 de novembro de 2011 17h43


Dilmar representa AL/MT na II Conferência do Parlamento Amazônico

RAPHAELLA PADILHA / ASSESSORIA DE GABINETE



Fablicio Rodrigues/ALMT
Dep. Dilmar Dal Bosco -DEM
O deputado Dilmar Dal’Bosco (DEM) está em Manaus para representar a Assembleia Legislativa de Mato Grosso no II Encontro Parlamento Amazônico.  Durante dois dias, representantes dos noves estados que compõem a Amazônia Legal debaterão as dificuldades para promover a regularização fundiária no bioma.

Na avaliação do democrata, o Parlamento Amazônico é um instrumento de união entre os deputados estaduais dos diversos estados da região Norte, onde suas demandas ganharm força diante do governo federal. “Essa é a oportunidade de nos unirmos para elaboração de projetos de lei e de alinharmos nossas reivindicações em uma só voz, para que foquemos fortes diante da presidente Dilma Roussef”, avaliou Dilmar.

O deputado afirma que não é possível pensar em desenvolvimento sustentável da Amazônia sem antes solucionar os conflitos agrários existentes na região. Dilmar ressaltou que sem títulos, os poderes ficam impedidos de levar políticas públicas, criando um abismo social entre essas e as demais regiões brasileiras. “Precisamos voltar nossos esforços para a redução das desigualdades regionais e proporcionar a essas famílias investimentos públicos e dignidade”, defendeu Dal’Bosco.

O avanço do novo Código Florestal, no Senado Federal, prevê a anistia para produtores que desmataram até o ano de 2008, segundo Dilmar, também norteará as discussões. Ela afirma que a proposta, que está as vésperas de ser aprovado em Brasília, e que conta com a simpatia de Dilma, trará segurança jurídica para que o Norte do Brasil se desenvolva. “É possível conciliar regularização, desenvolvimento e produção, sem que haja prejuízos ao meio ambiente”, concluiu o deputado mato-grossense.

O Parlamento Amazônico foi criado em 1999 com o objetivo de discutir ações nos âmbitos político, econômico, social e ambiental que contribuam com o desenvolvimento da região rompendo com o isolamento dos mesmos. O grupo havia se enfraquecido, mas após o deputado de Roraima Mecias de Jesus assumir o comando do Parlamento Amazônico e buscar o apoio do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, José Riva, as ações foram retomadas. O primeiro encontro do Parlamento Amazônico aconteceu em junho deste ano, em Cuiabá.

Mais informações:

Assessoria de Gabinete

(65) 3313-6838 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com