Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 6 de fevereiro de 2024 10h18


CAFEICULTURA

Estratégias para o futuro da cafeicultura em Mato Grosso são debatidas com o setor na ALMT

Reunião fomentou o planejamento de ações para 2024 com representantes da Acafemat e lideranças de todo o estado.

JUNIOR POYER / Gabinete do deputado Dilmar Dal'Bosco



Deputado Dilmar Dal Bosco durante reunião com produtores de café, Prefeitos, Vereadores e lideranças de MT

Foto: Juninho Poyer / Assessoria de Gabinete

A cafeicultura do estado foi pauta de discussão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso na manhã de segunda-feira (5) para o planejamento de ações para 2024. A reunião aconteceu a pedido do deputado Dilmar Dal Bosco (UB), que é presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) da Assembleia Legislativa, com a Associação dos Cafeicultores do Estado de Mato Grosso (Acafemat), prefeitos, vereadores, Empresa de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e uma representação expressiva de produtores de diversos municípios do estado ligados ao setor cafeeiro. 

Dilmar Dal Bosco destacou o comprometimento das autoridades políticas com o crescimento e a estabilidade da cafeicultura local. Em seu discurso, Dilmar enfatizou a importância de promover políticas públicas que incentivem a modernização e a capacitação dos produtores, visando garantir a prosperidade da cadeia produtiva do café em Mato Grosso. “A região noroeste, maior produtora de café do estado, precisa de uma atenção especial e é ótimo ver o esforço em melhorar a produtividade e qualidade do café, além de promover o desenvolvimento local. São fundamentais o reconhecimento e a importância dessas iniciativas e também necessário investir na capacitação dos produtores e na infraestrutura para impulsionar a produção”, disse.

Dal Bosco ainda salientou que a diversidade de participantes na reunião reflete o alcance das discussões, que abordaram desde questões técnicas, como inovações agrícolas e práticas sustentáveis, até políticas de apoio e investimentos no setor. “Essa troca de ideias entre representantes de diferentes regiões do estado promove uma visão diferenciada, abrindo caminho para soluções colaborativas e alinhadas aos desafios específicos enfrentados por cada localidade, só tenho que parabenizar aos envolvidos pelo empenho em contribuir para o crescimento das famílias da agricultura familiar e continuar inspirando mais pessoas a se envolverem em projetos que impactam positivamente as comunidades”, comentou.

Dilmar disse que essa reunião marcou o início de um ano cheio de desafios e de grandes conquistas para a cafeicultura no estado, demonstrando confiança de que, com essa parceria e determinação, grandes resultados serão alcançados em 2024.


Gabinete do deputado Dilmar Dal'Bosco

Telefone: (65) 3313-6838