Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 31 de maio de 2023 17h08


DISTRITO

Inauguração de cartório em União do Norte é um marco para os moradores

Escrituras públicas, permutas, pactos antenupciais, procurações, divórcios, inventários e atas notórias estão entre os serviços prestados.

JUNIOR POYER / Gabinete do deputado Dilmar Dal'Bosco



Deputado Dilmar Dal Bosco junto com o corregedor-geral da Justiça de Mato Grosso, desembargador Juvenal Pereira da Silva

Foto: JUNIOR POYER

Participaram da cerimônia o juiz diretor do Foro de Peixoto de Azevedo, Fernando Kendi Ishikawa, o prefeito de Peixoto de Azevedo, o promotor de Justiça, Marlon Pereira Rodrigues, o tabelião e oficial registrador, Carlos Eduardo Soares Vaz, a presidente da Câmara de Vereadores de Peixoto, Rosângela de Matos Dias e a Vereadora Eliege Krull

Foto: JUNIOR POYER

A população do Distrito de União do Norte, que pertence ao município de Peixoto de Azevedo (691km da capital), comemorou, no último dia 29 de maio, a inauguração do cartório local, que passa a contar a partir de agora com os serviços notarias. O evento teve participação do deputado Dilmar Dal Bosco, da vereadora por União do Norte, Eliege Krull; do ex-prefeito Dr. Sinvaldo Santos Brito.

O cartório de União do Norte deverá desempenhar um papel crucial no atendimento à comunidade local, trazendo comodidade e reduzindo o ônus para os residentes que anteriormente tinham que se deslocar até a sede do município para atender as suas necessidades notariais. 

“A importância de um cartório em União do Norte é fundamental, é um sonho antigo da sociedade. Serve como um local de concentração para transações legais essenciais, oferecendo ampla gama de serviços. Os moradores de União do Norte enfrentavam o inconveniente de ter que percorrer longas distâncias para acessar esses serviços, muitas vezes incorrendo em custos substanciais e perda de tempo”, disse Dilmar.

Além do fator comodidade, a presença de um cartório em União do Norte tem um significado maior: promover a inclusão e o acesso à justiça, garantindo que os serviços jurídicos estejam prontamente disponíveis para todos os membros da comunidade. Este desenvolvimento alinha-se com os princípios fundamentais de uma sociedade democrática, onde o Estado de Direito e o acesso aos processos judiciais são pilares integrais.

Eduardo Calmom, juiz-auxiliar da Corregedoria do Tribunal de Justiça, salientou a importância desse tipo de serviço. “Entre os serviços prestados aqui, temos os de escrituras públicas, permutas, pactos antenupciais, procurações, divórcios, inventários, atas notórias, entre outros, lembrando que esses são documentos que garantem o exercício da cidadania e são importantes instrumentos para a preservação de um patrimônio. É por meio deles também que garantimos a autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos”, disse Eduardo Calmon. 

Dilmar salientou que é imprescindível que essa conquista seja reconhecida e valorizada por todos e pelas autoridades competentes, inclusive pelos desembargadores. “Os desembargadores, como membros respeitados do Judiciário, possuem profundo conhecimento da importância do acesso a serviços jurídicos para todo cidadão e, ao reconhecer o papel vital de um cartório, aqui em União do Norte, os desembargadores afirmam seu compromisso com a justiça, a equidade e o bem-estar das pessoas que atendem. Parabéns a presidente do TJ, desembargadora Clarice Claudino, e ao corregedor, desembargador Juvenal Pereira”, finalizou Dilmar.

Segundo a vereadora Eliege Krull, a inauguração foi um evento significativo que anunciou mudanças positivas para a comunidade local. “Sua criação destaca a importância do acesso a serviços jurídicos, a redução de desafios logísticos e a promoção geral da inclusão e da justiça. A compreensão e o apoio dos desembargadores, do deputado Dilmar Dal Bosco, que foi fundamental para isso, reforçam ainda mais a noção de que um cartório é um bem vital para União do Norte, trazendo benefícios para seus moradores e promovendo crescimento e desenvolvimento”, finalizou Eliege.


Gabinete do deputado Dilmar Dal'Bosco

Telefone: (65) 3313-6838