Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013 14h14


Presidente da Comissão de Meio Ambiente cobra punição de fiscais da Sema

RAPHAELLA PADILHA / ASSESSORIA DE GABINETE



Mario Friedlander / ALMT
Dep. Dilmar Dal Bosco -DEM

Em indicação encaminhada ao governador Silval Barbosa (PMDB), com cópia ao secretário de Estado de Meio Ambiente José Lacerda, o deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (DEM) cobrou punição imediata e rigorosa aos sete fiscais da unidade da Sema em Barra do Garças, flagrados em uma pescaria ilegal durante o período de Piracema.

“Considero isso uma aberração. Quem deveria punir estava praticando um crime e, com isso, maculando a imagem da Sema, além de deixar explícito à sociedade a falta de controle fiscal ambiental no Estado”, criticou Dilmar, que preside a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa.

O parlamentar afirmou que a atividade pesqueira em Mato Grosso passará por um período de transição com a vigência da lei 9.794/2012 a partir de primeiro de março, o que vai demandar maior fiscalização e controle nos rios que cortam Mato Grosso.

“A polêmica ‘lei da pesca’ foi flexibilizada, mas, ainda assim, torna mais rígida a atividade amadora e profissional em Mato Grosso, visando o aumento do estoque pesqueiro. Para que a lei funcione, será necessária uma ampla fiscalização. Caso contrário, será apenas mais uma norma vazia, inócua”, ponderou Dilmar.

O suposto crime ambiental teria ocorrido no dia 8 de janeiro deste ano, no rio Kuluene, próximo ao município de Gaúcha do Norte. A denúncia, respaldada por fotos e vídeo, partiu do agente ambiental Sidnei Viana Souza, servidor comissionado, lotado na unidade de Barra do Garças.

Mais Informações:
Assessoria de Gabinete
(65) 3313-6838 / 9951-7421




Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com