Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 16 de outubro de 2023 21h59


HOMENAGEM

Em sessão especial, deputado destaca trabalho de pessoas e instituições em MT

Deputado Dilmar Dal Bosco entregou moções, comendas e títulos de cidadania a 85 homenageados

LAIS COSTA MARQUES / Secretaria de Comunicação Social



Foto: DANIEL MENEGUINI / ASSESSORIA DE GABINETE

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) homenageou cidadãos e instituições com relevantes trabalhos para a sociedade durante sessão especial na noite de segunda-feira (16). Representantes das forças de segurança, de órgãos ligados aos setores ambiental e fundiário, e institutos de pesquisa estiveram entre 85 homenageados.

A sessão especial foi requerida pelo deputado Dilmar Dal Bosco (União), líder do governo da ALMT e representante da região médio-norte do estado. De acordo com o parlamentar, a Casa tem como uma de suas atribuições reconhecer o trabalho daqueles que atuam pelo bem-estar coletivo e pelo desenvolvimento. “Muitos cidadãos dedicam seu tempo, colocam em risco suas vidas, para garantir o bem-estar do outro e muitos fazem isso anonimamente. Então, o mínimo que podemos fazer por quem produz e faz muito por nosso estado”.

Bem-estar do próximo é o que o Wilson Pereira Padilha Neto, o major PMMT Neto, tem como compromisso. Recentemente, o oficial comandou uma ação no norte do estado que impediu um assalto a um banco no município de Itaúba. “A inteligência da Polícia Militar conseguiu identificar o plano e impedir que o assalto ao Banco do Brasil se concretizasse. Esta é  nossa obrigação e missão, agir para garantir a segurança da população”.

Também representante da segurança pública, o delegado Wilton Massao Ohara recebeu a Comenda Dante de Oliveira em reconhecimento aos trabalhos realizados na Polícia Judiciária Civil. “Fico muito honrado e feliz em receber essa comenda em homenagem ao serviço de toda a Polícia Civil”. Massao Ohara atualmente é diretor da Academia de Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (Acadepol), mas já passou pelas delegacias de homicídios, de meio ambiente, de roubos e furtos e foi secretário-adjunto de inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

Do setor empresarial, Claudinei de Freitas agradeceu o reconhecimento concedido pela Assembleia e destacou os desafios de quem procura empreender no estado e a importância da união para conseguir lutar por políticas públicas que viabilizem o trabalho e o desenvolvimento estadual.

Desenvolvimento, aliás, foco do trabalho do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), que há 25 anos atua no levantamento e tratamento de dados sobre as principais atividades econômicas do Estado.  O superintendente do Imea, Cleiton Gauer, participou da cerimônia e recebeu uma moção de aplausos pelos trabalhos prestados pelo instituto.

“O Imea nasceu da necessidade de ter dados e informações sobre o setor agropecuária de Mato Grosso para que pudessem direcionar não apenas investimentos, mas políticas públicas. Esse reconhecimento da Assembleia demonstra como o Imea tem contribuído com o Estado como um todo e não apenas aos produtores rurais”, afirmou Gauer.

Dal Bosco destacou as contribuições do Imea no mapeamento dos setores produtivos, apontando onde e como o poder público pode agir para viabilizar a produção e amparar os segmentos que mais precisam. “Com dados, conseguimos acompanhar quais cadeias produtivas precisam de mais atenção. Recentemente, por meio do apontamento do Imea, foi demonstrada a necessidade de formular políticas para suinocultura, da piscicultura e de aves e já estamos trabalhando com uma nova lei para estes setores”.

Ao todo, foram entregues 61 moções, 22 títulos de cidadania mato-grossense e duas comendas, uma Dante de Oliveira e uma Senador Filinto Müller.


 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com